sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Dúvidas Existenciais do Mix :P

A Paulinha pediu relatos de voos.
Bom, os meus (ainda) só são interessantes para mim próprio, mas já que ninguém se chega à frente, aqui fica outra sugestão: tertúlias sobre técnicas de parapente.

Sim, sim, já sei: “ó maçarico, se não sabes voar, vai aprender com
quem sabe!”

Ó juventude, agora falo eu (o Mix): já deu para perceber que mesmo entre os “Pró’s”,em certas alturar as opiniões dividem-se não existindo concenso em muitas situações. Por isso eu dou o mote e aqui deixo a primeira:
Posição dos manobradores na abordagem a uma ascendente “normalzinha”.
Suponham que avançam a uma boa velocidade(está termodinâmico), manobradores em tensão (os 6-7 cms da ordem, para finess optimizada), e entram numa ascendente – nada de especial, a asa recua pouco e mantemos naturalmente o conjunto equilibrado. Agora há que (tentar) enrolar e a volta deve ter o menor diâmetro possível.
Como acham que esse objectivo melhor se atinge?
1 – Devemos manter em tensão o manobrador exterior (além de puxar bem o interior e ajudar com o corpo) por forma a manter a velocidade baixa ou,
2 – Há que “largar” o manobrador exterior para que, não obstante o aumento de velocidade e consequentemente a deriva, se feche mais o ângulo de viragem?
Pronunciem-se!

Ricardo Mix

3 comentários:

  1. Bolas... tantas coisas para pensar. Consegues medir a tensão dos manobradores em voo? Também não sei se percebo o que é uma ascendente "normalzinha". E ainda deixo a pergunta: para que queres o menor diâmetro possível? Por vezes as térmicas são "largitas" (com o mesmo grau de relativismo que "normalzitas"). Como achas que sobem os planadores em círculos de mais de 50m de diâmetro?
    Tudo depende da asa, das condições e sobretudo do piloto. :p

    ResponderEliminar
  2. Ò Ricardo,é pá eu tive pra aqui a ler as tuas duvidas e vou deixar te a minha opinião!

    Eu acho que tas a pensar demasiado,acho que a maior parte da pilotagem torna-se intuitiva com o tempo e não tao teorica!Não definas raios de termicas porque num voo podes encontrar largas e estreitas,fortes e fracas,turbulentas e suaves...é essa a beleza do jogo que tens de perceber no momento,la em cima,não enquanto tas sentado em casa!!Há tantos factores em voo......que apenas consegues antecipar no momento!Deixa-lá as tensões dos manobradores e essas cenas, que nada importam pa fazeres uns bons voos!

    Relaxa a mente,voa,simplesmente voa,sem stress...

    Um abraço e bons voos!!:)

    ResponderEliminar
  3. Quem sou eu para te dizer isto mas mesmo assim cá vai:
    tendo eu tido já uma asa igual há tua (epsilon5) poderei-te dizer algo sobre essa(s) tua(s) dúvida(s). praticamente nunca andei com essa asa em tensão. ela é tao segura que (quase) não precisa disso.é muito boa a 'trepar'.esquece a tensão. em relação ás térmicas é como diz o JP, só saberás quando lá estiveres, no próprio acto, aí sim, tentas fazer o melhor que sabes. não faças é como um, algures por cima de Belmonte a dizer ao rádio: " Victor, Victor, tou a 3000 por cima de Belmonte, O QUE FAÇO??? quando uma pessoa chega a estas situações é muito complicado, eu diria que o melhor era mesmo sacar do emergência :) enfim. o melhor que tens a fazer na minha opinião é MESMO enrolar até ao fim. e depois...partir para outra.
    curte mas é as térmicas, trata-as por tu que elas são muito deliciosas.
    Voa e deixa esta teoria.
    Abraço

    ResponderEliminar