domingo, 5 de abril de 2009

Dúvidas: O Mix contra-ataca



Vá lá, calma. Não volto a fazer perguntas sobre técnicas de voo. Prometo. O que se passa é que estou quase a fazer anos e ainda não sei o que me vou oferecer. Estou a pensar num GPS. Isto porque o meu Digifly Leonardo, na gravação dos voos, às vezes dá uns valores muito esquisitos. (+10 m/s, quer-se dizer, nem eu acredito).
Estava a pensar em desgraçar-me e mandar-me para o Garmin Oregon 400t (já ficava para quando eu for grande e fizer distância).
O que é facto é que não decido sem ouvir quem sabe. Alguém tem comentários a fazer? Sugestões? Outras pessoas a quem perguntar?

14 comentários:

  1. Eu tenho um Oregon 300 e te digo que nunca hade andar no meu cokpit porque não me dá nenhuma informação que eu já não tenha com o Flymaster, ou com o vario, ou mesmo com o MLR. Além disso tem um problema muito grande: autonomia. Eu utilizo o Oregon para o BTT e tenho que me por a pau com as pilhas pois não duram grande coisa. Isto é só a minha opinião!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela comentário. Vindo de quem vem naturalmente tenho em conta e já não compro o Oregon. Mas atendendo a que estou contente com o vario e com os menus do Digifly, sugeres-me algum equipamento para usar principalmente para GPS? O Flymaster não precisa de PDA?

    ResponderEliminar
  3. O flymaster grava os voos sem necessitar de PDA, não dá é para visualizar...

    ResponderEliminar
  4. Pois é Ciby, se soubesse o que sei hoje, nunca tinha comprado o Digifly. Mas agora que a asneira está feita, custa-me gastar 600 Euros num Competino que faz o mesmo que o meu, só porque grava melhor.
    Jonito, sabes o preço do Flymaster F1? (devias estar a falar desse). É que na net não encontro preços (na página não fala)

    ResponderEliminar
  5. anda na casa dos 300€. é o que ouço dizer ao pessoal. ou entao compra o garmin 76csx. mts pilotos usam este

    ResponderEliminar
  6. Na minha santa ignorância... eu comprava o Flymaster porque é Tuga (certo?) e incentiva a economia nacional. Só por isso :P eheh

    ResponderEliminar
  7. Já agora...Aircotec XC-Dual

    ResponderEliminar
  8. o problema dos Garmin é que cruza as rotas, manda-te sempre para a baliza/waypoint mais próximo e tens de andar a fazer goto's. de resto é óptimo para backup e navegação (na página do track onde vês a deriva da térmica e podes configurar vários indicadores: speed, glide actual, glide to goal, etc)

    zé do bitoke

    ResponderEliminar
  9. Se o único reparo é o problema das balizas, para mim não é relevante, uma vez que tenho aspirações XC mas a competição propriamente dita não me seduz. O meu receio é mesmo que os voos na liga continuem a dar valores disparatados, por exemplo, no vario máximo e mínimo, que pode alterar a pontuação para mais, e isso eu não quero

    ResponderEliminar
  10. muita malta na competicão usa o 76csx e falam muito bem dele.......a Sofia tambem tem um e está encantada com ele.....

    ResponderEliminar
  11. É verdade Carlos Jardim, quando quiserem que eu leve o 76 csx para a azinha poderão pedir directamente para hortagram@kanguru.pt para voar e competir é o melhor que a Garmin tem!!!!!!!!!! e agora poderão carregar com uma carta topográfica promenorisada da Península Ibérica, e saber logo qual a localidade mais próxima de que se encontram! E só está a custar 39€

    ResponderEliminar
  12. A Vol Libre, Dezembro 2008, aponta o Garmin GPSmap 60 Csx como "GPS muito polivalente e muito apto ao voo!" e atribui-lhe 5 estrelas num comparativo de 10 GPS's de diferentes modelos e marcas.
    É um modelo já com alguns anos mas...

    ResponderEliminar
  13. A decisão está praticamente tomada e deverá ser o GPSmap 76 Csx. Em termos de funções e desempenho é igual ao 60 Csx. A diferença é que o 76 Csx é ligeiramente maior, mas flutua se cair à água, e tem um cartão de 128Mb em vez dos 64Mb no 60 Csx.

    ResponderEliminar