quarta-feira, 3 de junho de 2009

Duzentos quilómetros: manual prático

Este espaço destina-se aos pilotos "iluminados" com o objectivo de nos ensinarem a fazer os duzentos kilos a partir do nosso local de voo favorito (Azinha).
Vá la!!! Não sejam egoístas!!! Escrevam um relato para os pilotos normais aprenderem alguma coisa nas vossas entrelinhas.

Parabéns a todos que fizeram os duzentos kilos.

Gil (com dor de cotovelo)

20 comentários:

  1. Regra 1 - É preciso saber enrolar térmica muito bem. Treinar muito nos dias que não dão distância.

    Regra 2 - As primeiras 2 horas são para perceber o dia e estarmos bem colocados quando chega a frente fria de brisa marítima. Os Kms fazem-se depois das 17 h na cunha da brisa.

    Regra 3- É preciso saber sofrer no ar. Só não dá sono, mas fome, frio, calor, sede, arrepios de medo, momentos de euforia e outros de frustração é uma fartura. Comida, água, uma boa cadeira, boa roupa e luvas excelentes são indispensáveis.

    Logo mando mais bitaites.

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  2. Agora falo eu;essa coisa de fazer km a voar não custa nada. Regra nº1: Gasóleo, muito gasóleo. R.nº2: um mapinha, pode ser aqueles que saiem no Expresso.R.nº3, escolher uma rota com boa mesa e canhas.
    Logo mando mais bitaites

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  3. Relativamente à regra nº 2 do Miguel eu tenho uma solução que é oferece-lhe um GPS de navegação do tipo TOM TOM.
    Assim, TODOS os pilotos que fazem distância e quiserem contribuir, podem enviar-me um sms que eu mando o NIB para depositarem o seu contributo (918836938).
    Notem que sem recolhas não há distância... além de sabermos que está alguém no chão que nos segue e que nos pode ajudar em caso de...

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  4. Acho que um GPS para a carrinha do clube começa a ser mesmo essencial.
    Mas qualquer dia temos de investir em mapas detalhados de França... para além da península Ibérica.

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  5. A nossa magnifica carrinha tem GPS, um Nokia modelo não sei da quantas, penso é que o livro de instruções deve estar em chinês ou algo do género, pois o nosso Primeiro não atina nada com aquilo, ele prefere os mapinhas por alguma coisa é, mas se o pessoal arranjar um mais simples acho que ninguem se importa.
    Miguel não te chateies comigo :)

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  6. Lançava o repto de o Vertical fazer uma actividade subordinada ao tema "O ataque aos 300". Seriam convidados para esta actividade os pilotos que fizeram grandes distâncias a partir da serra e a entrada seria livre para os restantes pilotos.
    A actividade podia ser organizada de forma informal, num sábado à noite ou na noite de um dos feriados.

    Os temas em discussão poderiam ser:

    - Estudo das rotas
    Com apresentação de cartas, modelos 3D, identificação de rotas seguras, identificação de possíveis perigos, zonas de no-landing, espaços aéreos reservados, etc...

    - Timings
    Quando vale a pena sair para distância?
    Quando abandonar o voo, uma vez que não há tempo útil para passar a barreira dos 300 km, guardando assim a energia para outro ataque?

    - Segurança/Comunicações
    Procedimentos em caso de acidente, relé de comunicações, como se desloca a recolha, etc...

    - Truques Pessoais / Dicas dos experts

    - Uso de algálias e anti-inflamatórios

    Ou seja, montar uma task-force para ultrapassar a barreira dos 300 km.

    Um grande abraço

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  7. Eu sei que todos os pilotos valorizam o trabalho do Miguel...

    Mas é sempre muito importante lembrar:
    - O trabalho fabuloso das recolhas do Vertical!!!
    - E o quanto é importante ir transmitindo a posição em vôo...e a rota a seguir...

    Os parabéns também são pro nosso "primeiro"!!!!

    E é claro que as novas tecnologias podiam começar a acompanhar a nossa carrinha de recolhas...novas tecnologias e ainda uma equipe de massagens (pronto: gajas vestidas de enfermeiras...), uma arca frigorífica e as famosas melancias e tomates da nossa susu...

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  8. Calma aí: não sou assim tão básico tipo Vilela.
    O GPS que tenho serve perfeitamente principalmente para o regresso. De resto ele não me diz quais as rotas prováveis dos pilotos e qual a forma de optimizar os meios, o tempo, o número de pilotos ,etc. Se não aguardava em casa que todos aterrassem e depois de jantar lá ia. NUNCA, gosto de andar no terreno e daquilo que estou a fazer.

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  9. Já agora: esta recolha não teria sido fácil sem a ajuda do GPS do Vìtor. Regra nº1; recolher o Vítor em primeiro. ele também vibra com as recolhas e já não tem idade para grandes secas. Até hoje nenhum piloto dormiu ao relento por falta de recolha, mas o importante é estar por perto quando necessário e criar uma dependência ao GPS faz perder a primeira de todas as regras .SEGURANÇA!!!!!

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  10. Estou a pensar fazer um Estágio de distância, a que ficava bem o nome "A CAMINHO DOS 300" de 31 de Julho a 5 de Agosto. Estas foram as datas do curso do Pedro Moreira, Ruano e outros em 1991. Vou acertar pormenores com o nosso Primeiro e depois dizemos as condições e programa. Aceito sugestões como as do Carlos que são interessantes.
    O que era mesmo interessante era termos uns dias de cross à maneira.

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  11. Apenas os seguintes comentários.
    1.
    O nome "A CAMINHO DOS 300" é excelente. Seguramente que muito em breve terás de repensar novamente num nome. Outro item a considerar é a parte da meteo. Qual a meteo (ou configuração meteorológica) mais adequada para os trezentos? Já está confirmado que para os duzentos os tectos altos funcionam (com tectos de 3000 às 20h). Quando há vento significativo (>20km/h) os tectos são mais baixos e penso que mais propícios a voos desta ordem de grandeza. Mas o "expert" na matéria é o Vitor e tenho a certeza que ele já sabe quais são os dias ideais.

    2.
    Não queria que o comentário da Tânia passasse para segundo plano. Por isso transcrevo-o para aqui novamente assim como a minha resposta
    3 Jun 09, 09:10
    Tânia: É verdade o meu amor é mesmo um grande campeão, mas não abuse pq um dia destes vai voar com os filhotes ao colo....aaaaa.
    3 Jun 09, 09:43
    Gil: Tânia, nem tu imaginas a angústia de um piloto (pai de família) que ainda nem sequer passou os três dígitos, quanto mais a de um campeão que tem a serra mesmo ao lado

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  12. Onde está o formulário de inscrição "A caminho dos300"??? Ando por aqui cheio de trabalho e outras actividades que não o parapente, já disse não sei quantas!"#$%&/( (asneiras) por ter perdido esses dois dias fabulásticos, e agora só penso na desforra!!! Apanham-me distraido com outras coisas e depois é o que dá!!! A vingança vai ser terrivel!!!

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  13. Na minha opinião, os melhores dias ainda estão para vir. E deverão ser com um pré ou pós-frontal, algum ventinho a entrar de SW com aquele céu límpido, muitos cúmulos e tecto jeitoso mas sem os exageros dos 4000. O problema é que o maciço central é tão potente que nestes dias "suga" a actividade térmica a sotavento da Serra e a saída é sempre complicada, tardia. Por isso acho que os Fóios ainda vão surpreender. Dali até á confluência de Gredos é um tirinho.
    Só quero estar lá no dia certo (2 já forma ao ar...)

    NV

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  14. Como diria um velho Vertical (Edu), ué! cadê mais voos?
    Estes últimos deixaram-nos (os tipos que passam mais de 8 horas por dia fechados num escritório) à espera de mais e mais... hehehe.
    Boa Vitor e Carlão, quem viu e quem vê como vai o parapente em Portugal. Se se conseguir fazer o que propõem, mais pilotos vão ter chance de sair das zonas de descolagem. Com calma e jeito se vai ao c"# do sujeito, já diz o outro.
    Devido ao trabalho efectuado até agora já muitos pilotos preparam o seu voo e partilham as suas experiências.
    Esta é só a opinião de quem vê os amigos da tugalândia de 6 em 6 meses.
    Boa sorte e continuação de bons voos.
    César

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  15. "A CAMINHO DOS 300...UM SONHO OU UMA UTOPIA??
    UMA META A SER VENCIDA "
    Vitor por mim faço já a inscrisão no estagio
    "a caminho dos 300" embora seja mais modesto já me chega voltar a chegar aos 100KM devo ir para a azinha a 27 ou 28 de julho dependendo da meterologia!!!(visto nessa semana estar de ferias )
    as regras do nosso mestre Vitor e do nosso primeiro Miguel não podiam estar mais correctas!!
    um abraço Carlos Vaz e espero ver-te tambem a voar na azinha para fazer distancia!!!
    concordo com as tuas sugestões que são muito pertinentes!!!só abro um pequeno parênteses nos timings ...abandonar um voo de distancia (na minha modesta opinião e relativa experiência em voos de distancia )não se deve nunca abandonar um voo de distancia .......há que aproveitar tudo ao maximo !!!
    já agora (uma ideia que pode ser maluca )mas devido ao incomodo das comunicações por não a malta ter dois radios ...um para falar com a recolha e para segurança ...e o outro para falar sobre o voo ,rotas a seguir e incidencias do voo!!!
    bem o Miguel nas recolhas já á muito tempo que é um expert e para quem como eu nas recolhas sou dos primeiros a ser recolhido (por fazer as distancias mais curtas)consigo ver a maneira como vive essas recolhas e o profissionalismo com que as faz sem ser necessário GPS...
    DESDE JÁ UM MUITO OBRIGADO MIGUEL!!!!
    bem Sofia uma equipe de massagens já é pedir muito!!!eh!!eh!!eh!! uma arca frígorifica não era má ideia mas penso que não seria justo para o Miguel porque tambem merece umas minis!!

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  16. Olá CJ:

    Quando refiro em abandonar o voo tenho por base o "ataque aos 300" e não o XC de lazer. São poucos os dias que permitem superar esta distância. Os grandes voos pressupõem voar muitas horas seguidas, recolhas longas e o cansaço acumula-se. Pode ser necessário poupar energia para o dia d que vai ocorrer no dia seguinte. A recolha também desempenha um papel crucial. Mas neste caso todos sabemos o excelente trabalho e empenho do nosso primeiro.

    Dica1:
    Os kenwood TH22-E (e eventualmente outros) podem ser configurados para estarem à escuta em 2 frequências distintas.

    Dica2:
    Existe (ou existia) um micro especial (com três botões) para estes rádios que permitia alterar entre 3 frequências pré-gravadas. Também existe uma combinação de teclas que produz o mesmo efeito.

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  17. Olá Malta Vertical

    Antes de mais deixem q vos diga q temos um clube á maneira.
    Quanto ao voo dos 200 kilos, foi de P. Madre, saimos cedo e com as previsoes e indicaçoes do Victor fomos indo para a Covilhã á aguardar que a coisa se "monta-se" ... foi algo dificil até Penamacor (os F16 andaram a passear á nossa volta (ai q medo) e tivemos q arrancar baixos para Monsanto, ai uma nuvem maravilha leva-nos até aos 3900 m (WOW) e foi sempre andar no topo até Caceres, altura em q acabaram as nuvens mas chegou o ventinho para nos levar a 80 km/h e foi finesse até ao chao.
    O meu Bem Haja ao companheiro Lacerda e um grande OBRIGADO ao Victore o incansavel Miguel q no fim ainda teve q me dar de dormir pois chegamos á serra ás 3:30 da mannha e depois de 7 horas de voo já nao aguentava até ao Porto
    O ataque aos 300 ( recorde da Europa) é realmente atingivel
    Abraços Alex
    Bora lá

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  18. Resumo do que é necessário para fazer os duzentos kilos (notem que o manual é dito de prático)
    1. Aprendam a voar bem e depois apareçam (onde já ouvi isto: "cresce e aparece".
    2. O Nuno (um rapaz muito crescido) apontou mais uma dica muito interessante: para além dos 200 (leia-se 300) o dia tem de ser muito especial (mais especial do que o dos 200). Quantos dias destes haverá num ano???
    3. As dicas do mestre são importantes e resumem-se a saber ter uma atitude de cross-man. Tão fácil de dizer e tão difícil de aprender. Eu já levo 20 anos disto e...

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  19. O mais pertinente para mim é o treino, a capacidade fisica e mental suficientes para manter a concentração. Comidinha e auguinha ajuda bué. Roupinha quentinha igualmente. Na terça feira teria dado os 250quilos com mais jeito e vontade. Mas a caça aos records... não sei se é por ai o meu voo. Talvez aos records pessoais. De resto é gostar. Achei graça ao Vitor falar do medo. Não se fala muito disso. Eu tive medo no outro dia uma cena irracional por estar mais alto que alguma vez estive e me sentir pequeno. Depois passou eheheh. Um abraço ao Vitor ao Miguel e ao Alex que tornaram possivel o voo do outro dia. Lacerda

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  20. Os primeiros comentários parecem o guião de uma comédia. Eu fartei-me de rir.
    Na mouche Lacerda. "Mas a caça aos recordes... não sei se é por aí o meu voo. Talvez aos recordes pessoais." ...e que possamos partilhar as nossas victórias, por exemplo neste blog.

    Eu já consegui aproxim. 13 a 14 quilos (...é k voo sem GPS), mas os 300 não perdem pela demora :-)
    Bons voos

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