Deixem-se de tretas e tentem responder a esta questão.
Algumas sugestões:
1. É estar no ar e haver pilotos em terra a verem.
2. É estar no ar com outros pilotos e verificar se sou melhor que eles.
3. É papar kilos e "meter" o track na liga.
4. Outra?
Gil .....
ResponderEliminarpara mim voar não é nada disso!!!
porque se fosse esses os meus objectivos
deixava de voar!!!
VOAR É DESPERTAR A LEVEZA DO SER......
É desfrutar da liberdade que temos lá em cima,
um motivo para estar com malta que considero bons amigos e se não voa-se nunca os teria conhecido....
é normal que se queira voar cada vez mais alto , mais tempo e mais longe mas isso é um bonús que acabamos por ter se tivermos prazer em voar!!!!!
mas cada um é livre de ter os seus objectivos..
CJardim
Voar ? Voar é libertar-me...
ResponderEliminarQue grande desafio! É mesmo difícil, pois o voo livre desperta infinitas sensações. Enquanto não encontro as palavras certas, se é que alguma vez as encontrarei, aqui vai um cheirinho do prazer que o parapente nos pode dar: http://parapentemz.spaces.live.com
ResponderEliminarJonito, é isso mesmo, libertar-se.
ResponderEliminarGostei do teu voo de ontem. Três horas de liberdade!
Um abraço,
AA
É mesmo uma pergunta difícil...
ResponderEliminarCom quase 1 ano de (curta) experiência, também não consigo definir bem a enoorme quantidade de sensações que o voo livre permite!
Além de se ter uma vista altamente previlegiada com vento na cara e cheirinho a Serra, há aquela sensação de quando os pés largam o chão e me sinto grande e pequenina ao mesmo tempo...
(Apesar dos escassos 200m de curriculo) ..a sensação de subir "por obra e graça, sem motor nem barulho" e ver as pessoas lá em baixo na descolagem a ficarem mais pequenas...
A partilha de experiências, histórias de voo e de vida...
As pessoas fantásticas que se conhecem...
Porque sou maçarica... os ganhos e as evoluções que se fazem em cada marreca sabem pela vida... (até mesmo os top-landings no miradouro :P)
Os sorrisos na aterragem...
As tainadas à moda Vertical... :P
Essas coisas... que devem ser comuns à maioria :)
Mandem lá mais bitaites vá!
Xiii.. ficou tão grande! :P
ResponderEliminar(até parece que voo há muitos anos.. eheh)
Viram? A Paulinha libertou-se... escrevendo.
ResponderEliminarNão é para todos. Mas, escrever (sobre voo!) é, sem dúvida, uma forma de nos libertarmos, também.
Portanto, voar há-de ser algo noutra onda.
Why birds sing?
Então eu vou-me libertar também e dizer que voar " é como apanhar uma bebedeira de Azul"
ResponderEliminarGil: parabéns pelo tema!!!
ResponderEliminarÉ bom parar para refletir...
E quando pergunto a mim mesma qual a melhor sensação quando estou no ar...a resposta, para mim, é simplesmente "olhar"...
É estar lá em cima ...e observar a paisagem!!!
E a paisagem muda pois trata-se de uma composição momentânea!A própria "escala" muda e todos os factores contribuem, quer sejam naturais quer sejam resultado da interacção do homem...quer seja a nossa própria presença no ar!!!
É essa a minha motivação!!!Apreender imagens e sensações!!!
Voar? Para mim, é a evasão que temos ao deslizarmos no ar.
ResponderEliminarÉ saborear os momentos (minutos ou horas) que vão desde a preparação da asa e passam pelo momento mágico da descolagem (libertação da gravidade), do voo (marreca, termo-dinâmico ou cross) e da aterragem. A dobragem da asa sabe a ouro quando tudo corre bem e o voo ultrapassou as nossas expectativas que tinhamos do mesmo antes da descolagem. É frustante quando o voo ficou muito aquém das nossas expectativas. Por isso, para ficar sempre satisfeito é necessário saber gerir bem as expectativas antes de descolar e durante o voo. Voilá...
Gil
Voar para mim, é o alivio total de todo o stress que vou acumulando durante o tempo em que estou em terra.
ResponderEliminarSó de saber que daqui a poucos minutos vou para o ar fico logo outro.
É uma adrenalina com vários 'picos' que atingem o máximo quando menos espero ( estilo "toma lá, vai buscar"), de frustração, de alivio, de alegria, de medo, são tantos que alguns nem sei o nome.
Agora há voos e voos.
Há aqueles que são de encher a barriga, há outros que são uma miséria e ainda há outros que são uma m.... (pinhos).
Quem é que não gosta de apanhar uns grandes 'canhões' e encher a barriga de kilos??
Adoro dobrar a asa em cascos de rolha e ter aquele sorriso estupido na cara, chamar de nomes à 'burra'(embora ela não tenha culpa), enrolar térmica potente e mesmo assim ela estar a puxar-me para o outro lado, e aquelas em que estou a enrolar sei lá eu o quê e de repente pára tudo e "é agora" mas depois lá sou poupado (ás vezes) e não acontece nada.
São tantas que nem me lembro de metade.
Voar é como diz o Miguel: "bota pra cima e pra frente"
"Em boa verdade não sei porque é que um pássaro voa, nem quero saber. Voar já é tanto. Explicar o voo morfologicamente é reduzi-lo, é fazê-lo aterrar. O que é banal para um pássaro tem de continuar a ser maravilhoso para nós"
ResponderEliminarMiguel Esteves Cardoso
eu acrescento: somos uns privilegiados, porque apesar de passar a ser "banal", continua a ser maravilhoso
Cá para mim, os pássaros cantam para engatar as "passarinhas" (nada de interpretações erradas, hehehe).
ResponderEliminarJá agora o tema voar não deve ser mais abrangente, não deve incluir o convívio e os blogs como este?
Voar é a melhor coisa que se pode fazer vestido! A outra são as tainadas com a malta do voo. E a outra é andar por lá a voar!
ResponderEliminarO que é voar!??Desde puto que sonho em voar!!Pergunta difícil de explicar por palavras mas muito fácil de sentir!!
ResponderEliminarVoar para mim é sair pró meu canto,é estar no meu elemento onde me sinto bem,é ser livre,é sentir o cheiro da asa,a cor…é estender a asa e concentração total no voo,usar o motor que a natureza nos dá para podermos subir,as vezes de uma forma trabalhosa,outras de uma forma potente,outras de uma forma suave….
O momento da descolagem é magico,onde me sinto confiante,onde sinto logo a asa a transmitir o que se passa no ar…a seguir…vem a tentativa de fazer um voo mediantes as condições do dia e do piloto.Temos sempre a certeza que ira ser uma marreca!!EHEHE!!
Tentamos sempre fazer um voo melhor que o anterior,ir mais longe,ir mais alto,ir mais rápido!A magia do voo de cross é fantástica,vamos indo,ao sabor do vento,com mil e uma emoções que passam por nos em horas,onde as vezes o maior obstáculo do voo é a superação dos nossos medos!È magica a chegada á nuvem,é como se fosse uma recompensa,é um sabor fresco, muito bom!!Aquele azul imenso..que é uma cor única na paisagem que está aos nossos pés,e que somos privilegiados por termos essa oportunidade!Ficamos baixos ,outras sempre altos,outras vezes passamos por turbulências …enfim tantas emoções! É aterrar não sei donde e dobrar asa com um sorriso de orelha a orelha,com a sensação de dever cumprido!Nem que tenha sido uma marreca..uma simples marreca,mas essa sensação vale tudo!!!
Tanto que há para dizer mas muito mais para voar!!Coração á larga,em alta rotação!!!!!
Voar é voar... e cada um que voa sente-o de forma diferente.
ResponderEliminarAqui há tempos, noutro contexto, escrevi:
"E Voei! Voei!
Explorando os cinco sentidos:
Para Norte, para Sul, para Este, para Oeste... e para Cima!"
O resto é cá para comigo. ;-)
voar é ser
ResponderEliminarComo se diz no clip da Ozone http://www.youtube.com/watch?v=vIo90AW3kMs
ResponderEliminareste é o único desporto em que, literalmente, os amigos nos caem do céu...
Continuem assim.
Carlos Benídio, desaparecido...
desassossego pelas alturas, paixao pela liberdade, sedução pela gravidade
ResponderEliminaré a melhor maneira de encontrar uma térmica para um relaciOnamento sério! ;)
ResponderEliminarÉ não ter nada em contacto com a terra durante mais de uns segundos. Saltar é apenas uns segundos. Voar são horas de liberdade sem tocar terra.
ResponderEliminarBem, eu nem digo o que para mim é voar. Estou siderado com a fluência do Ciby! Um autêntico poeta (com umas arestas por limar...).
ResponderEliminarIsto está mau, o Vítor a escrever às 14h...
ResponderEliminarJá o ClOudyo a falar em relacionamentos sérios, faz lembrar os "amigos" dele que deixaram a federação de pantanas. Isto porque eram "sérios e profissionais", diziam eles de si... 'Tá-se mesmo a ver!
Yes, Yosemite, eu também te citei no meu "Moncorvo? Nem vos passa pela cabeça" e comparei-te ao replicante do Blade Runner. Lembras-te?
"Vi certas coisas que a vós, gente, não vos passa pela cabeça.
Vi naves de ataque ardendo ao largo de Orion.
Vi raios C cintilando na escuridão, junto ao Portão Tannhauser.
Todos esses momentos perder-se-ão como lágrimas na chuva."
do Blade Runner, realizado por Ridley Scott há 27 anos
Como para o replicante - que personificava a perfeição - era uma injustiça morrer ao fim de quatro anos, nós também tínhamos direito a ser Peter Pan sempre, na busca da perfeição (nem que seja só a voar).
Completo, ou quase completo, é o vídeo da Ozone que traz o Benídeo. Como se vê, também se pode voar com os pés no chão ou na água. Só lhe falta a dimensão colectiva, porque o nosso VOAR, a nossa modalidade, não passa sem os apoios dos clubes e das associações.
E aí é que o Vertical está a dar e faz a diferença. Obrigado, Verticais.
"Bota para cima e prá frente!"
António Aguiar
Voar 1a grande sensaçao sem duvida. Foi bonito ler o que pra aqui se escreveu acerca do tema, mas pra mim voar é sentir alguma liberdade, esquecer problemas, e sentir-mo-nos vivos, saber que na nossa pequenez sentimo-nos gigantes por alambazar um elemento que nao é bem o nosso, apanhar abanoes, alguns cagaços e aproveita-los pra sentir o sangue nas Guelras.
ResponderEliminarÉ verdade que os amigos com o voo livre nos caem do ceu, como alguem referiu e sabe bem saber que olhamos uns pelos outros apeasr dos tao diferentes backgrounds de cada um.
Voar é pois uma emancipaçao, uma alegria, uma consciencializaçao de varios factores e uma vontade que querer ir mais avante.
Por aqui me fico mas nao sem antes dar um xi-coraçao a tod@s.
Inté mais
M