quarta-feira, 9 de setembro de 2009

TRIÂNGULOS FAI

Não serei a pessoa mais indicada para lançar este tópico, mas como nada tenho a perder, porque não pretendo ganhar nada, lembrei-me que seria fixe organizar alguns percursos clássicos da AZINHA em várias categorias. Isto servirá de estímulo a pilotos do meu tipo que pretendem progredir de forma segura e eficiente.

1) AZINHA -> SANTINHA ->CASTELEIRO ->CASEGAS ->AZINHA


Este supertriângulo (quase) feito pelo Vitor é espectacular e combina o voo no plano com o voo de montanha. Provavelmente um dos melhores triângulos que se podem fazer na Azinha.

2) AZINHA -> SANTINHA ->TORRE -> BELMONTE -> AZINHA

Penso que um dos triângulos FAI de montanha mais bonitos da Serra é o que o Ciby fez (com a baliza da santinha) no domingo dia 6 de Setembro com descolagem da Azinha e aterragem em Vale de Amoreira e que pode ser composto pelas três balizas: SANTINHA; TORRE; BELMONTE

Dicas práticas deste triângulo por Ciby:
Como disse o "zé" a ida à Santinha faz-me muito bem e ainda melhor se houver vento leste, pois a térmica da concha deriva nessa direcção(nesse voo não alarguei mais para a Santinha porque estava a perder muita altitude e o corredor de mouros nem sempre funciona).
Em regresso há duas opções: ou se vai novamente há concha ou 'atalha-se' para o Poço do Inferno, este bomba sempre boa térmica (no domingo foi a que deu mais gozo), não fiquem é assustados com a grande descendência que se apanha até lá, regra base, se é potente para cima :), também é potente para baixo :( e também depende dos ciclos.
Continuando em direcção à Torre, quando o GPS marcar 12km desde a descolagem, se olharem para baixo há uma lagoazinha no planalto há esquerda do vale glaciar que funciona sempre muito bem e essa deriva em direcção há torre.
Chegando à Torre há sempre térmica devido à confluência vinda de sul e oeste. Por isso sobe-se sempre.
De regresso ou se vem pelo mesmo caminho até há descolagem de Vale de Amoreira sempre pela crista, ou então pela crista da Covilhã até ao Sarzedo onde também há térmica de serviço.
Só depois de uma gajo aterrar é que pensa: "podia ter alargado mais para ali e para alem"
Agora quem tiver medo da marreca.... Linhares tem um bom dinâmico :)
Bons voos

3) Triangulo para MARINHEIROS
...quando conseguir sentar-me (ou deitar-me) numa epsilon...

3 comentários:

  1. belo tema!
    a ida á santinha é o ideal pra encarrilhar na confluencia por cima do planalto até á torre. funciona cedo, normalmente e dá pra fazer o timing do plano começar a bombar tb para os lados de belmonte.
    outro muito potente é o Covilhã-Guarda-Azinha.. para dias de vento leste fraco (?) como no ultimo dia da PWC'05

    ResponderEliminar
  2. Como disse o "zé" a ida há santinha faz-me muito bem e ainda melhor se houver vento leste, pois a térmica da concha deriva nessa direcção(nesse voo não alarguei mais para a santinha porque estava a perder muita altitude e o corredor de mouros nem sempre funciona).
    Em regresso há duas opções: ou se vai novamente há concha ou 'atalha-se' para o poço do inferno, este bomba sempre boa térmica (no domingo foi a que deu mais gozo), não fiquem é assustados com a grande descendência que se apanha até lá, regra base, se é potente para cima :), também é potente para baixo :( e também depende dos ciclos.
    Continuando em direcção há torre, quando o GPS marcar 12km desde a descolagem, se olharem para baixo há uma lagoazinha no planalto há esquerda do vale glaciar que funciona sempre muito bem e essa deriva em direcção há torre.
    Chegando há torre há sempre térmica devido há confluência vinda de sul e oeste. por isso sobe-se sempre.
    De regresso ou se vem pelo mesmo caminho até há descolagem de Vale de Amoreira sempre pela crista, ou então pela crista da Covilhã até ao Sarzedo onde também há térmica de serviço.

    Só depois de uma gajo aterrar é que pensa: "podia ter alargado mais para ali e para alem"

    Agora quem tiver medo da marreca.... Linhares tem um bom dinâmico :)
    Bons voos

    ResponderEliminar
  3. bem Gil......
    este percurso dá um belo triangulo FAI não diria melhor da luta que dá e do que se tem que fazer do que o Ciby já disse.......
    mas para se fazer triangulos destes devemos começar por uns mais pequenos e depois ir tentando esticar os vertices até obtermos um deste tamanho ...
    mas há tentar!!!!
    se não tentarmos nunca os faremos !!!!

    ResponderEliminar