Esta imagem, do topo das nuvens, foi tirada pelo Envisat a algumas centenas de quilómetros de altitude no dia 6 de Junho de 2010, e apanha o arquipélago das Canárias e a costa Noroeste de África. As cores são falsas, pois o instrumento que formou a imagem é um espectrómetro e não uma máquina fotográfica vulgar.
As ilhas maiores que se vêm na imagem são, da esquerda para a direita: El Hierro, La Palma, La Gomera, Tenerife, Gran Canaria, Fuerteventura e Lanzarote.
Ora a pergunta é: Qual a direcção predominante do vento meteorológico nesta região, neste dia?
Se quiserem experimentar analisar a coisa com mais detalhe:
JPG com alta resolução (2077 kb)
Penso que o vento, neste dia, estaria do quadrante norte.
ResponderEliminarSérgio Domingos
E estava mesmo vento de Norte!
ResponderEliminarOs remoinhos a Sul são causados pelos obstáculos, neste caso pelas ilhas. Podemos afirmar com segurança que aquilo ficou tudo "rotorizado"!
Chamam-lhe vórtices de Von Karman, pois foi um engenheiro aeronáutico com o nome de Theodore Von Karman que estudou estes rotores gigantes.
Acho que a imagem é clara quanto à escala, mas para registo futuro, em a largura a imagem cobre cerca de 1000km!
Deixo o link original:
http://www.esa.int/esaEO/SEM2UOPK2AG_index_0.html
E onde podem explorar outras fotos do planeta.
Esses vórtices podem ser simulados nuns modelos em pequena escala (em pvc com líquido cinzento) nos Jardins da Água, um espaço aberto do Parque das Nações, entre o Oceanário e o Teatro Camões.
ResponderEliminarImaginar/simular uma asa a voar nesses vórtices e rotores é uma boa aula para qualquer piloto ou aluno, evitando de apanhar um susto no voo real...
Também há modelos desses dentro do Pavilhão do Conhecimento.