domingo, 7 de agosto de 2011

A voar nos intervalos da chuva

Inglaterra não é conhecida por ser ensolarada, eu confesso que até me surpreende como é que o Google Earth tem imagens tão detalhadas desta ilha. Mas afinal até se voa por aqui. Nos intervalos da chuva, claro!

Hoje acabei a voar sozinho, ou melhor, na companhia de uns 5 ou 6 peneireiros. Estava tão bom que era impossível resistir. Numa pequena concha, num dinâmico com cerca de 300m, poderiam ser mais se o vento estivesse mais alinhado. E a ter de tomar atenção a uns Congestus que passavam ao lado a despejar a rega do dia.
Uns bons 40 minutos no ar, com direito a waga no vasto relvado da descolagem (que é todo o topo do monte), top landing e uma corrida ao carro para ir buscar a máquina para tirar umas fotos:


É só um Congestus... mas mete respeito e vem bem carregado.

A chuva está mais longe do que parece... pelo menos não está a molhar a asa.

Chuva a passar ao largo. Mas é preciso arrumar o material depressa porque...

Vem lá mais chuva. E agora vem aqui direita.

E a tarde termina com um arco-íris... e uma molha até ao carro.
(clicar nas imagens para ampliar)

Para quem tiver curiosidade, coloquei o voo no XCPortugal:
http://www.xcportugal.com/modules.php?name=leonardo&op=show_flight&flightID=27100

2 comentários:

  1. Bruno,
    Grandes fotos. De certeza que em Portugal não terias essas condições... Nem todos podem ter tectos a +3000m, montanhas a perder de vista, relva natural nas descolagens e aterragens. Mas o voo é isso tudo...
    Abraço
    Ps: Eu já passei por um período de 4 anos nas planícies de Paris. Mas contava os minutos que faltavam para ir voar.

    ResponderEliminar
  2. Claro que não tinha essas condições, por cá tem muito melhores: tectos mais altos, dezenas de voos com mais de 200km, sol, calor e o anticiclone dos Açores. E onde quer que se aterre, temos um povo impec.

    Se vires aqui http://www.paraglidingforum.com/leonardo/tracks/world/alltimes/brand:all,cat:0,class:all,xctype:all,club:all,pilot:0_0,takeoff:all&sortOrder=LINEAR_DISTANCE&fltr=61000141GB.&page_num=1 não há nenhum voo no reino de sua magestade superior a 200km, mas tenho ideia de ler numa revista um voo recente de 250km (fazem logo uma publicidade!). No xccontest nem consultei, mas penso que também não há.

    Portanto, restam as fotos das nuvens a dizer "foge"!

    Porque vêm os ingleses para outros países competir? http://www.paraglidingcomps.org.uk/Results/2011/Default.aspx

    O Yosemite foi só matar saudades do voo português...

    ResponderEliminar