segunda-feira, 16 de abril de 2012

Ysbryd Fertigol!*

Hoje apetece-me ser eu a meter pirraça.

Não porque tenha especial gosto nisso, mas para vocês perceberem o que é estar num local onde chove, onde faz frio, onde neva. onde há bastante vento e onde é preciso aproveitar quando se pode...
Esta até podia ser a descrição do último fim de semana na Serra da Estrela, mas é a descrição da meteorologia de quase todos os dias por estas bandas. Por isso hoje cabe-me a mim.

A melhor descrição que já encontrei para este tempo da treta foi-me dita por um colega.
Ele diz que viver no Reino Unido é como viver dentro de um Tupperware.

Ora ontem destaparam a tampa.
E foi possível encontrar o Espírito Vertical numa descolagem algures no País de Gales.


E deu para tudo! Até para a fotografia!
Um dia inteiro de treino!... e como eu estava a precisar!!!
Até já tinha tremores da ressaca...

Uma horita de térmica, uma pausa com top-landing para a sandes e para aquecer as mãos (na descolagem, a mais ou menos 300m, estavam cerca de 5ºC!), para-waiting até o vento acalmar um pouco, descolagem, top-landing, inflados, dinâmico, top-landing, dinâmico e aterrar porque são horas de ir para casa...

Podia ter dado distância e houve quem saísse daquela crista, mas a nuvem a sobre-desenvolver-se não me inspirou confiança e não arrisquei... e foi uma excelente opção pois aproveitei muito bem o resto do dia. E diz quem saiu que foi muito além do vale por trás do planalto...



A descolagem, virada a Norte, tem mais de 1km de frente, com um enorme planalto nas costas e uma encosta suave.
Na fase da ventosga, acima de 30km/h com rajadas, havia malta a praticar inflados com asas de speed flying... era uma escola e eram alunos...








Algumas deltas e outros companheiros de térmica:




Houve que aproveitar, hoje voltam a colocar a tampa no Tupperware.



Estas fotos são só para perguntar ao Jonito: Há dúvidas de qual é a asa mais bonita?

 

*Ah! Já quase me esquecia: o título deste post é  Espírito Vertical! em Galês...
E devo um obrigado ao meu primo Ricardo pelas fotos... quase todas. ;)


2 comentários:

  1. Afinal houve quem fosse à frente da nuvem... e fez 80km de golo declarado!
    Não fez mais porque se acabou a terra.

    http://flyaszent.wordpress.com/2012/04/16/a-sneaky-one-hundred/

    Foi à frente da nuvem grande... nas franjas com o vento a cerca de 30km/h nas costas e neve no cockpit... enfim por estas bandas também se voa distância e há quem tenha kit de unhas completo.

    ResponderEliminar
  2. Boa, aproveita bem essas abertas para curtir....nice fotos!!!

    ResponderEliminar